terça-feira, 25 de maio de 2010

soberania...


Já em fim de governo, o Lula é tido como o homem mais influente do mundo. Inclusive negociando uma presidência da ONU ou do Banco Mundial. Voltemos a alguns fatos não resolvidos do governo Lula; se pedirem faço um poste sobre as tentativas de negociação do presidente, mas hoje o assunto é outro. Quebra de tratados firmados por outros governos;
Bolívia;
No ano de 2006, o governo Lula para beneficiar uma nação amiga (dele), aceitou de bom grado a nacionalização de investimentos da Petrobras na Bolívia. Muitos já esqueceram, mas não podemos. Muito se discutiu a época, e no final o veredicto de Evo Morales foi:
"A nacionalização é uma decisão soberana e não negociaremos nada sobre esse tema",

Estranhamente, desde então não se discute mais o tema e a nacionalização aconteceu, sendo que a Bolívia indenizou valor simbólico pelas instalações da petrolífera. Só para constar, não bastasse a nacionalização o governo Morales ainda cortou a venda de gás, e trouxe prejuízo ao Brasil. Temos termo elétricas, um gasoduto, carros movidos a gás e alguns parques industriais que dependem do gás para funcionarem, gerando emprego e renda ao Brasil. E que foram criados confiando no gás boliviano e nos acordos firmados.

Tudo isso foi esquecido pelo presidente, que mais se preocupou com ajudar o amigo.

Itaipu.

O Brasil na construção de Itaipu construiu a hidroelétrica, sozinho novamente com impostos seus e meus. Sendo acordado a época de compensar ainda o Paraguai pelo dano ambiental etc, fornecendo energia e comprando uma parte da energia uma vez que a hidro é bi-nacional. com a entrada do presidente amigo Lugo,no Paraguai, novamente o Lula aceitou discutir um acordo firmado em outros governos, ferindo de morte o principio da soberania do Brasil.

Para os desavisados deixo uma observação, as empresas Itaipu e Petrobras, foram criadas com patrimônio publico, seus e meus impostos, a época da criação acordos foram firmados, para garantir que o Brasil não investiria seu tempo e dinheiro em obras que posteriormente seriam prejudicadas pelas administrações instáveis da America do sul. No entanto Vossa Excelência o presidente não respeitou estes acordo, abrindo Mao deles para beneficiar 02 governos amigos.

Ou seja, nossos impostos foram usados para beneficiar governos corruptos e desonestos que são amigos de causa do nosso presidente. Não podemos esquecer algo assim, pois sempre que esquecemos os políticos acreditam que aceitamos.

Novamente lhes digo o Lula não se esforçou para que a Petrobras subsidiasse combustível no Brasil, tão pouco se preocupou que Itaipu vendesse energia a um preço menor aos brasileiros, mas se preocupou e usou todo seu prestigio para beneficiar os governos amigos, em detrimento de nos brasileiros.


Eugênio Barbosa de Queiroz.

É Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental. Militante no município de Juína – MT. Dicas, sugestão para textos eugeniobq@gmail.com

escolha o que gosta.

#ficaadica (5) Juína (7) texto (106)