sábado, 3 de setembro de 2011

Qual a desculpa de hoje?


Não gosto de cemitério, acho um ambiente melancólico e desnecessário, pois sempre que alguém vai lá chora e revive momentos tristes, talvez pelo mesmo motivo sempre defendi e continuo defendendo que coisas como cemitério e velório só servem para você guardar mas imagens daquele que você gosta, pois você ao invés de lembra da ultima cerveja que tomou com seu amigo, ou da ultima trilha de moto que fizeram juntos, do ultimo beijo que deu em alguém, você lembra dele deitado em um caixão ou de uma lapide de pedra fria.


Mas o principal motivo para não gostar de cemitério é que todas as vezes que vou a um fico pensando a quantidade de sonhos que existem enterrados ali, quantas fortunas não foram ganhas, quantos amores que deixaram de ser vividos, quantos abraços não puderam ser dados, quantos perdoes foram cobertos por terra, quantas esperanças pedidos estão ali hoje representadas apenas por um nome e duas datas, nascimento e morte.

Garanto que cada um daqueles corpos que estão ali, caso tivessem a divida de ressuscitar e tivesse um bônus de 36 horas de vida faria todas as coisas que teve vontade, coisas simples e que estavam ao seu alcance, mas a morte não deixou que realizasse, tendo somente 36 horas, nenhuma alma protelaria para o futuro seus sonhos, sabendo o tempo restante ninguém seria covarde inventando uma desculpa ou um motivo para deixar de fazer aquilo que tem vontade.

Quando é para se fazer algo diferente, ou se lançar em uma aventura, seja ela a aventura que for às pessoas tem sempre as frases prontas como “quando eu...” “se eu fosse...” “se minha família...” “no dia que...”, “mas hoje não posso”? você já usou estas desculpas? Se a resposta foi sim, responda agora o porque de não pode? Vai esperar ate quando para deixar de lado a desculpa e fazer? Talvez para ser feliz? Depois que ocupar seu lugar no cemitério ai você terá de fato a desculpa perfeita para não fazer, estar morto,

Coisas como ser astronauta ou andar sobre a água, mesmo ser bombeiro ou bailarina, são projetos difíceis e que não dependem de uma mera decisão, porem de fato você acreditava que não podia beijar aquela pessoa bacana que conheceu na balada só por ser a primeira vez que se viam? De fato isso era um motivo para você não beijar ele ou uma desculpa para não ser feliz.

É normal que se deixe de fazer algo por medo de que o povo comente, por ter “vergonha”, mas é de se questionar, ter vergonha ou receio de que o povo comente o que? Que você é feliz que fez aquilo que gosta ou que experimentou algo pelo simples prazer de saber se é bom?

O homem tem tempo para um trabalho desgastante, que só lhe trás estresse e problemas, mal renumerado e medíocre, porem não tem tempo para levar seu filho em uma praça para brincar. É normal se ter dinheiro para gastar com cerveja, com festa e com coisas inúteis como aquele aparelho de ginástica, todavia, falta dinheiro para montar a fabrica de bola quadrada que mesmo não lhe dando lucro, lhe traria tanta alegraria. Mas espere o que falta mesmo são tempo e dinheiro, mas sim aquilo que falta é vontade de querer fazer, vontade de ser feliz com algo que lhe faça bem, coragem de ocupar o lugar da desculpa, pela emoção ou satisfação de fazer.

Partindo da premissa de que tudo que faz o homem feliz é ilegal, imoral ou engorda, de fato é necessário que se tenha uma desculpa para não fazer qualquer coisa? Ate quando isso, daqui uns dias se morre, e ficam os sonhos, as vontades, os desejos, os beijos não dados e as emoções não vividas, de fato não se pode tomar aquela cerveja com os amigos, ou vinho com o cara (mulher) legal porque “você não bebe”?

É normal toda pessoa acreditar que é superior aos demais, esquecendo que quando um dos demais olha para a pessoa, nada mais vê que outro demais. Todas as pessoas têm família, trabalho, escola, parentes, é conhecida etc., porem alguns usam tudo isso para viverem, fazendo aquilo que lhes da alegria, aquilo que lhes é proposto e outras usam tudo isso como desculpa pronta para não poderem fazer nada.

Este texto não é uma dica para que aquele que tenha vontade de lutar MMA entre em um ringue desafiando um campeão só pela vontade de lutar, mas uma dica para que você aceite aquela proposta indecente de comer brigadeiro com coca-cola na segunda a noite sem culpa com o regime no dia seguinte, um pedido para que as mulheres reflitam sobre os dramas e as desculpas que tiveram para não perder a virgindade e o quanto isso foi simples e normal depois de consumado, para os homens os dramas e desculpas que tiveram para assumir um namorou ou casar e o quanto isso foi simples depois de feito.

Eugênio Barbosa de Queiroz.
É Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental. Militante na cidade de Juína – MT. Dicas, sugestão para textos eugeniobq@gmail.com

escolha o que gosta.

#ficaadica (5) Juína (7) texto (106)