terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Democracia no Brasil tornou o povo acomodado.

Em tempo de mídias instantâneas, onde o povo da America Latina acompanha online os fatos que acontecem no outro lado do mundo, para ser bem exato na República Árabe do Egito, nesta revolução que anda acontecendo lá nestes dias, podemos sim dizer que se trata de uma revolução pois tentam os Egípcios derrubar um governante que esta no poder de forma ditatorial a mais de 30 anos.

Pelas imagens, amplamente divulgadas nas televisões, vemos a pujança de um povo buscando pelo direito a escolher de maneira direta seus representantes, querendo a todo custo o direito de votar e de ser respeitado, mesmo que no futuro as próximas gerações não queiram exercer este direito de escolherem aqueles que as governara.

Fato é que os manifestantes egípcios já conseguiram muitas melhorias para aquele país mesmo que apenas no campo da democracia, dentre elas a renuncia coletiva de ministros e um essencial enfraquecimento do poder daquele que governa com mão de ferro sendo ditador. Em terras tupiniquins pode-se assemelhar aquilo que acontece hoje no Egito com a campanha das Diretas Já, que aconteceu nos anos de 1983 e 1984, e que a época foi encabeçada por nomes como Dante Martins de Oliveira e Leonel Brizola, bem como por muitos outros que alem de darem apoio político ainda derramaram seu sangue pela democracia, lutando contra a ditadura militar que saia dos anos de chumbo.

O mínimo que se pode esperar é que para os egípcios a democracia não tenha o mesmo efeito que teve no Brasil, pois passados pouco menos de 30 anos do movimento das Diretas Já, que também adveio de revolta do povo brasileiro buscando pela democracia, hoje os jovens brasileiros como um todo já abriram mão deste seu direto a escolher quem lhes governa, seja por menos de 100 (dias) depois da eleição já terem esquecido em quem votaram na ultima eleição (você leitor lembra para quem foram seus votos para deputado estadual, federal, 02 senadores, governador e presidente? Espero que sim), ou seja, por preferirem viajar no fim de semana da eleição para aproveitar um feriadão prolongado.

Interessante seria que os mesmos jovens que hoje, ficam eufóricos com Bandas como a Restarte ou que vivem brigando com textos e vídeos no twitter ou fazendo outras ridicularidade nas mídias social para defender Laide Gaga ou Justin Bieber tivessem o mesmo interesse pelo direito à democracia; não é uma utopia esperar isso, pois um dia já existiram jovens que brigavam pelas diretas e que hoje são os homens que gerem e regem este país, porem hoje é sonho ver um grupo de jovens na faixa dos 20 anos entoando uma campanha ou fazendo luta por qualquer fato serio como democracia ou seriedade na política, fazem sim os jovens a famigerada marcha da maconha.

Se nos trinta anos que se passaram desde as Diretas Já os jovens do Brasil deixaram de ser a geração que saia a ruas para buscar a democracia, lutando pelo direito ao voto e a liberdade política e viraram um bando de mauricinho que vivem as dispensas de seus país que a época foram rebeldes ou uma legião de beneficiados pelos programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal e que preferem aceitar o assistencialismo como fonte de renda a lutar por uma melhora efetiva.

É de questionarem-se as cabeças pensantes deste país o que pode a sociedade dita moderna esperar de seus jovens nos próximos 30 anos, ou de seus homens para daqui a 20 anos, pois o jovem hoje que tem orgulho em bater no peito e dizer que não sabem nada de política ou que não se interessam por política serão os homens que no futuro estarão discutindo o mundo e as pessoas e presidindo nosso país.

Talvez por não querer o povo pensar em política, que se submeta a ter as mesmas oligarquias e os conhecidos coronéis políticos se revezando no poder, passando sempre o cargo pelos mesmos nomes por gerações e gerações se perpetuando a tal ponto na “profissão” de governantes que ao fim da vida deixando como espolio para seus sucessores os cargos que ocuparam por toda vida.

Eugênio Barbosa de Queiroz.

É Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental. Militante no município de Juína – MT. Dicas, sugestão para textos eugeniobq@gmail.com

escolha o que gosta.

#ficaadica (5) Juína (7) texto (106)