sábado, 28 de maio de 2011

Magoe-me com a verdade, mas não me iluda com uma mentira.



Com certeza caro (a) leitor (a) você já leu a frase acima, e caso tenha menos de 30 anos possivelmente já usou ela no MSN ou a colocou em um dialogo no intuito de dizer que prefere a verdade sempre, independente das conseqüências ou daquilo que possa trazer a verdade que lhe é exposta, tal afirmação se baseia no fato de que sendo a verdade tudo é valido, e que todo sofrimento ou desgosto que possa ser gerado vale a pena, usando para tal afirmação o conceito de que os fins justificam os meios.

É amigo (a) geralmente as pessoas preferem a verdade, mesmo que desnecessária e lhes prejudicando muito, acreditam que pelo simples fato de ser verdade qualquer coisa será melhor e trará uma sinceridade hipócrita que como o sal da terra é melhor para a convivência e para a vida em sociedade.

Sinceramente a verdade é um bem totalmente desnecessário, todos usam a verdade assim como a consciência que nada mais é que flagelo, usado para castigar as cabeças e ficar remoendo o passado, sem qualquer efeito pratico, qual a real necessidade da verdade? Ela não lhe traz beneficio algum, não faz com que você melhore ou se torne uma pessoa diferente, não você saber a verdade é como receber desculpas depois de alguém pisar no seu pé, afinal não vai lhe tirar a dor, não vai fazer com que aquele que pisou tenha cuidado para no futuro não pisar em outro pé e pior que isso não tem um sentido lógico em querer a verdade.

No filme Homens de Preto uma das cenas mais interessante e emblemática é quando o agente K após informar ao agente James Edwards, que existem ET na terra vivendo normalmente entre os humanos, e ao ser questionado, pelo agente James Edwards, sob o porquê do povo não saber desta coexistência entre humanos e ET, responde; “todos vivem bem e felizes sem saber a verdade”.

Mal comparando, mas para servir de parâmetro use o seguinte caso: uma mulher qualquer tem um marido que faz dela a mulher mais feliz do mundo, um belo dia, pela incansável e eterna busca pela verdade ela acha um bilhete com telefone de outra mulher e descobre que o marido tem um caso físico com outra mulher, sem qualquer relação afetiva, e por isso vem o divorcio e acaba o relacionamento e ela se torna triste, amargurada e solitária. Ou ainda o caso de alguém que tem uma doença incurável e tem 03 meses de vida e por sempre querer a verdade descobre isso e gasta os seus 03 últimos meses de vida de hospital em hospital, indo e vindo das mais variadas possibilidades de cura, em uma doença que como dito só lhe dá mais 03 meses de vida.

Para que esta busca pela verdade, qual o real beneficio que a verdade traz para quem tanto a almeja quando alcança? Veja que nos exemplos anteriormente descrito que ela é algo muito relativo, mesmo havendo situações onde ela pode resolver para melhor, a verdade é algo que geralmente só traz dor e sofrimento, tanto que a frase titulo deste texto expressa claramente tal fato, as pessoas quando falam da verdade já associam ela a magoa, rancor e perder algo, pois preferem uma verdade que as faça sofre, que tire seus sonhos e pensamentos mesmo não lhe dando qualquer beneficio em troca.

Como diria Cazuza “os ignorantes são mais felizes”, pois eles não sabem a verdade e acabam vivendo uma felicidade, que mesmo sendo superficial, é plena, e naquele momento e por todo futuro enquanto forem ignorantes fará da vida deles melhor que a vida dos que por viverem uma busca incansável pela verdade, que lhes rouba o direito de ser felizes em troca da verdade absoluta.

Talvez melhor que a frase “Magoe-me com a verdade, mas não me iluda com uma mentira” seja a abaixo transcrita “a verdade que fere é pior que a mentira que consola”, em uma vida breve e básica como a do homem, onde as vontades e sonhos são ceifados pelo trabalho, pela luta do dia a dia e pelos problemas rotineiros, é de se questionar se de fato vale a pena viver buscando a verdade ou se é melhor ser feliz com as mentiras que lhes confortam e alegram.


Não se engane este texto fala da verdade nos casos específicos aqui ditos.

Em qualquer outro, trabalho e negócios, prefira sempre a verdade.

Eugênio Barbosa de Queiroz.

É Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental. Militante no município de Juína – MT. Dicas, sugestão para textos eugeniobq@gmail.com

Bem está ai o texto.

Se quiser/puder comente.

escolha o que gosta.

#ficaadica (5) Juína (7) texto (106)