terça-feira, 17 de agosto de 2010

A importância de termos amigos.


Sempre fui muito fiel aos meus amigos, talvez um defeito ou uma qualidade. Recebi uma bênção de fazer poucos, mas fieis amigos. Por muitas vezes fui questionado sobre amizades, pois muitos tinham aquela historia, mas dois homens sempre juntos, conversando todo dia, mantendo uma amizade saudável e sem interesse, todos acham incrível e inventam um milhão de historias.

Quando fui morar em Cuiabá ouvia muito uma pergunta que agora ouço novamente apimentada pelo fato de ter deixado de morar em uma capital para voltar a morar em Juína. Pergunta “Você não sente saudade de morar lá???” a resposta ainda é a mesma, sinto falta de meus amigos que deixei aqui e daqueles que fiz lá. Em especial de um amigo que fiz aqui e foi morar em Cuiabá justamente quando voltei a morar em Juína pois posso dizer que é mais que um amigo é um irmão que escolhi.

Sabe, a verdade é que disso sinto muita falta, muitas vezes vejo alguém dizendo que tem medo disso, ou daquilo, e sabe de que tenho medo, da velhice e da solidão. Da velhice, pois o preço que pagamos por usar este corpinho e ficarmos velhos; e da solidão, que não é aquela solidão que você resolve ficar só em casa, pois com esta convivo até bem, mas a solidão de não ter amigos, de não poder confiar nas pessoas que te cercam, de ter um milhão de pessoas e não ter aquela especial (frase feita).

Tive alguns bons momentos ao lado de amigos fieis, as caminhadas ao lado de um voltando da serraria, as pescarias ao lado de outro pegando peixes ornamentais para o aquário. As conversas intermináveis com uma amiga em especial na época da facul (isso mesmo amizade entre homem e mulher) e a inocência de um que foi morar longe.

Disso sinto falta de meus amigos de verdade; que não são aqueles que querem tomar cerveja com você ou que te buscam no dia que estão tristes, mas daqueles que te buscam com um único e exclusivo intuito, ser seu amigo. Sem interesse, sem querer levar uma vantagem, mas que quando alguém te pergunta por que são amigos? A resposta é, “porque somos amigos” não há um motivo ou razão apenas a amizade.

O porquê deste poste? À medida que os dias passam mais vejo que estou ficando velho e solitário, mais ranzinza e por isso solitário e pagando o preço por usar mal o corpinho. Então sempre volta a memória os bons momentos e neles inevitavelmente vem os amigos. Poucos mas ótimos. E vejo que por mais que tentamos fugir nossos medos nos batem a porta.

Basicamente este poste é para agradecer aos meus amigos, pois nunca temos tenho tempo para isso e ainda confesso que sou um péssimo amigo. Temos tempo para tudo, para o trabalho incansável, para os clientes, para os chatos de plantão e não para agradecermos as pessoas que nos fazem bem que de fato nos dão animo.

Se você não entendeu o post, desculpe, mas acho que lhe falta os amigos como os que eu disse anteriormente.

Eugênio Barbosa de Queiroz.

É Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental. Militante no município de Juína – MT. Dicas, sugestão para textos eugeniobq@gmail.com

escolha o que gosta.

#ficaadica (5) Juína (7) texto (106)