quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Domingo acaba a eleição.


Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.
(DARCY RIBEIRO).

Com este texto, do Ilustre Darcy Ribeiro, inicio o meu texto de hoje, não sei se temos mais a comemorar ou a lamentar de ter terminado a eleição. Uma campanha medíocre, sem propostas, sem qualquer escrúpulo, onde faltou o mínimo, com dois candidatos que foram para o segundo turno sem sequer ter um plano de governo, sem ter propostas consolidadas.

Uma eleição que teve como protagonistas candidatos que não queriam discutir o governo em si, mas medir quem fez melhor no passado, não se preocuparam com o futuro sempre discutindo aquilo que estava no retrovisor de suas trajetórias políticas. Estranhamente se criou uma forma nova de governar onde o governo no sistema de presidencialismo é feito por varias pessoas presidente e ministros nem parece que tinha um presidente afinal tudo que era feito era feito por A e B.

Bem da decisão de domingo advirá um (a) novo (a) presidente que governara pelos próximos 04 (quatro) anos, pelo que vimos a menos de um mês, na eleição para Senador, Governador, Deputados Estaduais e Federais, e primeiro turno para Presidente, não podemos esperar muito dos eleitores, pois votaram como se estivessem votando em quem ia levar o lixo a rua. Todos os fichas limpas foram reeleitos, todos os candidatos com candidatura impugnada foram muito bem votados, a maioria do povo nem mesmo se deu ao trabalho de pensar para votar, acredito que retribuindo assim o que os políticos fazem obrigando-os a votar.

Não consigo entender algumas coisas e esta eleição me tirou ainda mais o entendimento os fatos que disse acima, não terem sido levados a serio pelos eleitores, pois não sei o que pensam os eleitores, acredito que pedir para eles não elegerem candidatos que são ficha suja, que estão todos os dias envolvidos com escândalos, contra os quais foram comprovados os mais diversos tipos de esquemas, de desvio de conduta, não é pedir muito, vez que o único beneficiado com uma política limpa, feita por homens e mulheres sérios é aquele que vota.

Bem agora pelo menos falta pouco para a eleição e logo, logo saberemos a decisão que foi tomada nas urnas, uma máxima que acredito cegamente é que cada povo tem o governo que merece afinal foi escolhido pelo povo e dele veio. Mas tenho pena e não posso acreditar que nosso povo mereça um Deputado Federal como o Tiririca, apenas como exemplo, pois passadas as eleições já não vemos mais os dingos dele tão pouco damos risadas de suas palhaçadas no horário eleitoral. Mas agora ele ira por 04 (quatro) anos ser legislador, aprovando leis, fazendo-se fiscal do povo, quanto ao presidente da republica e por sua votação ele trouxe no colo figuras como Protogenes de Queiroz e Valdemar da Costa Neto.

Estranho como coisas assim, que deviam nos deixar frustrados são tidas como normais, não merecemos isso, mas não podemos fazer muito, somente votar no domingo pensando bem. E pagarmos o preço por nossas decisões. Uma decisão difícil, vez que os candidatos que temos se viram em um emaranhado de falcatruas, tanto de um lado quanto do outro, e não se passou uma semana sem que houvesse na mídia uma nova noticia de escândalo.

Hoje não farei apologia a qualquer candidato, não direi que algum é melhor ou pior, não sei realmente se isso vale a pena, pois de nada adianta ter esclarecimento se não temos discernimento para usar-lo a nosso favor.

Se serve de consolo, daqui a 04 (quatro) anos passaremos por tudo isso novamente, lógico; se daqui ate lá não vier uma ditadura em nossa jovem democracia, alias não sei ate que ponto uma ditadura, seja militar ou social, fará mal para o Brasil afinal quando uma advier o povo, os eleitores sentiram falta de poder votar, de poder pensar para escolher aquele que os governara, mas isso é assunto para outro texto.

Eugênio Barbosa de Queiroz.

É Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental. Militante no município de Juína – MT. Dicas, sugestão para textos eugeniobq@gmail.com

escolha o que gosta.

#ficaadica (5) Juína (7) texto (106)